-
Arquitetos: JSª; JSª
- Área: 540 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sebastián Castillo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no emblemático bairro de Barranco em Lima, Peru, o projeto Barranco 436 se localiza em uma borda topográfica característica da zona, de frente para um espaço público e com vista privilegiada para a paisagem marítima. O terreno possui 120 m² e se caracteriza pela sua forma triangular, 9 metros de frente e 3 metros na parte posterior. Se apropria de 70% da área e se desenvolve em 4 níveis de altura permitidas segundo estabelecem os parâmetros urbanísticos locais. A volumetria se divide em dois corpos que programaticamente separam as relações público-privadas dos três apartamentos, os quais se desenvolvem um em cada andar. Cria-se no nível da rua um espaço Oficina-Galeria de arte que pertence ao apartamento do primeiro nível.
A volumetria se compõe de dois corpos unidos por uma ponte-biblioteca que parte de um desnível de 85 cm unindo as zonas públicas com os espaços privados e gerando um entre piso de 3,75 m de altura no espaço posterior da galeria.
Dado que é um terreno alargado, se habilitam os espaços públicos para a fachada principal, articulando terraços aleatórios no volume frontal gerando esquinas que reforçam a relação com a paisagem. a solução dos 3 estacionamentos necessários se resolve por meio de um elevador de automóveis, evitando sacrificar o nível da rua com estacionamentos e outorgando maior sentido urbano para a intervenção. É um projeto compacto resolvido para tirar o máximo proveito dos espaços, vistas e habitabilidade; procurando revalorizar e contagiar a regeneração do distrito onde está situado.